domingo, 17 de outubro de 2010

BENTO MANUEL

General Bento Manuel Ribeiro (Sorocaba, 1783 — Porto Alegre, 1855) foi um militar brasileiro, importante personalidade de diversas campanhas militares da História do Brasil, como a Guerra da Cisplatina (Guerra del Brasil) e Guerra dos Farrapos.

Bento Manuel Ribeiro era filho do tropeiro Manuel Ribeiro de Almeida e de Ana Maria Bueno. Em 1° de dezembro de 1800 alistou-se no regimento de milícias de Rio Pardo. Fez a campanha de 1801 como soldado, acompanhado de seu irmão capitão Gabriel Ribeiro de Almeida. Comandado pelo coronel Patrício Correia da Câmara, participou da expulsão dos espanhóis de Batovi e da fortaleza de Santa Tecla.
Participou nas campanhas da Primeira campanha cisplatina (1811-1812), como furriel, sendo promovido a tenente em 1813. Na Guerra contra Artigas iniciou servindo sob o comando do general Joaquim Xavier Curado.

Durante a Guerra dos Farrapos trocou de lado duas vezes, terminando ao lado dos imperiais. Foi descrito como fiel da balança do conflito.
Casou-se em Caçapava do Sul a 15 de setembro de 1807 com Maria Manso da Conceição, filha de Antônio Monteiro Manso e de Ana Maria Martins. Era avô de Bento Manuel Ribeiro Carneiro Monteiro, prefeito do Distrito Federal e comandante militar.

Bento Manuel Ribeiro faleceu em Porto Alegre, em 1859, rico estancieiro. Seu túmulo se encontra na entrada do Cemitério de Uruguaiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário